quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ilha de Santorini - Sítio arqueológico de Akrotiri


Santorini é uma ilha no sul da Grécia, no Mar Egeu. Ela é composta por 3 vulcões, sendo que um ainda está em atividade e sua última erupção foi em 1950. Há 3mil anos atrás uma grande explosão dividiu a ilha em três partes, sendo que na menor delas estão três crateras vulcânicas.

Com a explosão, boa parte da ilha desapareceu, fazendo com que de redonda, ela passasse a ter uma forma de lua crescente.

Nesta foto podemos observar da parte maior, onde está a cidade, a ilha menor, onde estão situadas as crateras. Na próxima foto, vemos a cidade de Fira (Thira), a atual capital da ilha.



Essa capital está situada no alto da ilha, e suas construções beiram o precipício de mais ou menos 800 metros, fruto do rompimento da crosta da ilha a partir da explosão do vulcão.

Por conta da explosão, existem diversas teorias sobre a vida na ilha. Uma delas inclusive é de que a parte que explodiu abrigava a cidade de Atlantis, que seria extremamente rica e parte dela submersa no mar. Além dessa hipótese mitológica, encontraram-se na ilha diversos sítios arqueológicos. O principal fica no sul da ilha, na cidade de Akrotiri. Lá, em 1967, descobriu-se uma cidade inteira com casas de até 3 andares, com espaços sociais inteiros. Protegidos pelas lavas vulcânicas, diversos objetos de uso cotidiano praticamente inteiros, inclusive comida nas panelas. O curioso é que nenhum elemento humano foi encontrado, fazendo com que os arqueólogos acreditem que os habitantes da cidade tenham fugido antes do evento que disimou a cidade, seja ele uma guerra, um terremoto ou uma explosão vulcância.

Na escavação da cidade foram encontrados afrescos que decoravam as casas em seu interior. Um deles ficou muito famoso por representar dois meninos lutando boxe. Sabe-se que trata-se de meninos por sua coloração mais morena.


Acima mapa das escavações da cidade e abaixo uma foto das casas de três andares. (acervo do Museu Arqueológico de Atenas)

A foto abaixo mostra o trabalho de recuperação arqueológica da cama encontrada inteira que está exposta na foto seguinte.


Fotos dos afrescos encontrados. Estes são os originais e estão expostos no Museu Arqueológico de Atenas.


Abaixo podemos ver um recipiente em que se preparava a comida. As conchas de caramujo foram encontradas praticamente inteiras, conservadas pela lava vulcânica. Ao lado, estão outros elementos de comida encontrados. Em paralelo, vemos os mesmos alimentos encontrados hoje.

Por fim, cabe ressaltar que a civilização que morava nessa cidade era a Minóica, precursores dos gregos nas ilhas.

Um comentário: