terça-feira, 29 de março de 2011

Arqueologia

Os filmes de Hollywood perpetuaram arqueólogos como grandes aventureiros. Um dos personagens mais famosos é Indiana Jones, interpretado por Harrison Ford. Mais recentemente, a série “A múmia” misturou pesquisa arqueológica com aventura e ficção científica. Mas será que esse é mesmo o trabalho de um arqueólogo? E o que seria a Arqueologia?

Segundo Funari, a arqueologia é uma ciência em construção, tendo em vista que ela é uma ciência parceira do estudo da história, da antropologia, da biologia. Uma complementação e uma intermediação entre vários ramos de estudo. É uma ciência relativamente nova, sob o aspecto de que está sendo profissionalizada e regulamentada nas últimas décadas, mas ao mesmo tempo é uma ciência muito antiga, já que sempre foi muito usada como forma de pesquisa de civilizações antigas, de busca de riquezas e construções de nações modernas. Mas enquanto ser aceita como ciência ainda é um fato recente. Talvez por essa razão, quase não existam cursos de arqueologia, e entre as universidades federais, por exemplo, poucas apresentam arqueologia como matéria obrigatória no curso de história.

Pensa-se muitas vezes, e para isso contribuem os filmes, que a arqueologia dedica-se exclusivamente ao período da pré-história e da antiguidade, mas a verdade é que o trabalho do arqueólogo muitas vezes está ligado ao mundo contemporâneo. Em Porto Alegre, por exemplo, a reurbanização da Praça da Alfândega, no centro, contou com o trabalho de arqueólogos para identificar o traçado original da década de 20 e também os achados dos anos anteriores a 1920.

Longe das grandes aventuras, a arqueologia baseia-se na pesquisa sobre determinado elemento encontrado e o entorno deste objeto. Muitas vezes um pequeno fragmento de louça pode levar a compreender como viviam certos povos, sua organização social, entre outros. Isso ocorre porque ao se depositar um determinado elemento durante anos na terra, junto com ele poderão estar depositados uma construção, um rito, ossos, entre outros. O trabalho do arqueólogo consiste justamente em buscar outros elementos no entorno e organizá-los, dispondo-os de forma que se possa teorizar com base nas evidências o que representa o objeto ou os objetos encontrados.

Por fim, cabe ressaltar que não só sob a terra encontram-se achados arqueológicos. Elementos são preservados pelo soterramento, pela água (no fundo de rios, mares e oceanos) e pelo gelo, através do congelamento em regiões muito frias.

Nas fotos abaixo, um pouco do trabalho arqueológico.







Sobre a figura que trabalhamos em sala, vejam o site:

http://www.fumdham.org.br/parque.asp


18 comentários:

  1. muito interessante o artigo sobre a arqueologia

    ResponderExcluir
  2. bah, acho muito massa arqueologia .

    ResponderExcluir
  3. bah muito massa as fotos sobre a arqueologia

    ResponderExcluir
  4. parabens para mariii nossa mae

    ei pessoal!!!!

    ResponderExcluir
  5. oi galera presten atensao na aula por que é mt fera

    ResponderExcluir
  6. estou com saldade do prof edemar

    ResponderExcluir
  7. nao entendo nada na aula de historia,mais gosto da aula

    ResponderExcluir
  8. ja aproveitem que estão todos entertidos no blog de historia e me sigam no twitter @cassiocalgaroo *-* haha

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. foi mais conservadopor que era maisimporta te que as outras coisas.pergunta a

    ResponderExcluir